Acesse seu e-mail

Blog

Fibra Óptica Impulsiona a Internet Por Henrique Pufal em 16/08/2018 10:28

Artigo publicado na Coluna Opinião do Jornal NH no dia 16/08/18

Os números do setor de telecomunicações no Brasil revelam o quanto a Internet se tornou o serviço mais importante deste mercado.

Telefonia fixa e televisão por assinatura apresentam queda no número de assinantes. O telefone fixo é cada vez mais dispensável em função do smartphone e das suas várias formas de comunicação. A TV por assinatura briga com a audiência de YouTube, Netflix, Facebook e também perde clientes.

Do outro lado, a base de clientes de Internet Banda Larga fixa cresceu cerca de 5% no primeiro semestre de 2018. Foram 1 milhão e 400 mil novos assinantes. E aproximadamente 1 milhão destes novos assinantes vieram dos provedores de Internet, com o Sinosnet, que este ano completa 20 anos de atuação. Os clientes descobriram que podem contar com empresas da sua região, tendo atendimento diferenciado e serviços de qualidade.

As grandes operadoras de telefonia continuam dominantes. Mas os provedores começaram a diminuir esta concentração investindo em tecnologia. E a principal tecnologia neste cenário é a fibra óptica. Enquanto as operadoras entregam o serviço de Internet banda larga através de cabos metálicos da sua antiga rede de telefonia ou de TV, sujeitos a interferências e limitações de velocidade, os provedores estão investindo em redes de fibra, muito mais estável e com maiores velocidades.

O acesso de banda larga via fibra cresceu 75% no último ano, chegando a mais de 4 milhões de clientes. Estamos vivenciando esta mudança no dia a dia do Sinosnet. Já são mais de 50 Km de rede de fibra óptica em Novo Hamburgo e centenas de clientes com planos de até 100 Mbps de velocidade. E esta rede está projetada para o crescimento nos próximos anos.

Esse é o nosso principal desafio como provedor. Estar próximo dos nossos clientes, buscar o que há de melhor em tecnologia e entregar Internet.

É isso que está no nosso DNA há 20 anos.


whatsapp busca a monetização Por Henrique Pufal em 07/08/2018 11:36

O Whatsapp é o aplicativo de troca de mensagens mais popular do Brasil e um dos mais populares do mundo. A facilidade para conversar, enviar fotos, vídeos e áudio rapidamente conquistou milhões de usuários.

Hoje a plataforma conta com mais de 1 Bilhão e Meio de usuários ativos mensais ao redor do mundo, com um total de 60 bilhões de mensagens enviadas por dia.

Quando em 2014 o Whatsapp tinha cerca de 1 terço desses números, o Facebook resolveu comprar a plataforma por 22 Bilhões de dólares, uma das maiores aquisições do mercado de internet.

Antes mesmo da base de usuários triplicar, o grande questionamento que existia era “onde o Facebook vai recuperar este investimento já que o aplicativo era gratuito?”.

Pois depois de 4 anos de crescimento, o Facebook está fazendo os primeiros movimentos na direção de monetizar o Whatsapp, ou seja gerar receita com o aplicativo.

No final do ano passado já havia anunciado o Whatsapp Business, um app voltado para a comunicação de pequenos e médios negócios com os seus clientes.

Na última semana, anunciou 3 novas ferramentas para a comunicação com clientes:

A primeira delas, e talvez a forma com maior potencial de gerar receita, é a possibilidade de incluir em anúncios do Facebook um botão de “clicar para conversar” via Whatsapp. Os anunciantes poderão responder aos potenciais clientes gratuitamente, desde que a resposta seja dentro das primeiras 24 horas. Após este período a resposta tem um custo para o anunciante.

Outra forma de comunicação com clientes é uma nova plataforma de Atendimento ao Cliente, em que as empresas podem fornecer suporte em tempo real pelo Whatsapp para responder a perguntas sobre seus produtos e serviços ou ajudar o cliente a resolver algum problema.

E, por fim, uma nova forma mais estruturada para enviar informações úteis para clientes que autorizarem, como cartões de embarque, ingressos, ofertas do dia, etc.

Na verdade, estas formas de comunicação entre empresas e clientes já existem hoje, mas de uma maneira pouco organizada, em que normalmente uma pessoa da empresa fica com a responsabilidade de responder as mensagens num smartphone ou computador, sem nenhuma integração com os sistemas de gestão da empresa, ou geração de indicadores.

Estas novas facilidades do Whatsapp permitem que os negócios estruturem novos canais de contato com os seus clientes, agilizando e automatizando a operação. E se isso trouxer mais vendas, mais negócios ou mais fidelização com clientes, certamente as empresas estarão dispostas a pagar por isso.

Pelo lado do cliente, o Whasapp seguirá sendo um aplicativo gratuito e o usuário terá total controle sobre as mensagens recebidas. Além disso as mensagens são criptografadas e o usuário pode bloquear qualquer remetente com um simples toque em um botão.

Resta ver até que ponto as empresas saberão usar estas novas ferramentas com eficiência e moderação, melhorando a relação com os clientes e enviando mensagens bem selecionadas, sem sobrecarregar usuários com mensagens desnecessárias e sem correr o risco de serem bloqueadas pelos seus clientes.


O novo recorde do Facebook Por Henrique Pufal em 31/07/2018 14:44

O Facebook bateu mais um recorde. Porém, desta vez foi um recorde negativo.

Na última quinta-feira, as ações da empresa caíram cerca de 20%, representando uma perda de valor de mercado na ordem de 120 Bilhões de dólares, a maior perda já registrada em apenas um dia na história do mercado acionário.

Para se ter uma base de comparação, este valor de 120 Bilhões de dólares é equivalente ao valor de mercado da Netflix, uma das empresas que mais se fala nesse mundo da tecnologia e Internet. Outro exemplo, a maior empresa brasileira, a Ambev, possui um valor de mercado na casa dos 105 bilhões de dólares.

Essa queda expressiva no valor das ações foi ocasionada pela divulgação dos resultados trimestrais da empresa, em que ficou claro que o Facebook diminuiu o ritmo de crescimento de usuários. Historicamente a taxa de crescimento de usuários de um trimestre para o outro ficava na faixa dos 3%. Neste trimestre a taxa de crescimento em relação ao trimestre anterior ficou em 1,5%.

E dentro deste crescimento mais baixo, os pontos mais preocupantes são que diminui a base de usuários na Europa e o número se manteve estável nos Estados Unidos e Canadá, os maiores mercados da empresa.              

Apesar destes pontos negativos, o Facebook ainda tem uma base gigantesca: são 2,2 Bilhões de usuários cadastrados ao redor do mundo, sendo que cerca de 1,5 Bilhão são usuários diários da rede.

E essa base gigantesca leva a resultados financeiros expressivos: A receita da empresa no segundo trimestre de 2018 chegou a 13 bilhões de dólares, enquanto que o lucro líquido foi na ordem de 5 bilhões de dólares.

Mesmo assim, a preocupação do mercado e dos acionistas está em relação ao futuro do Facebook. O grande questionamento é até que ponto a rede social criada por Mark Zuckerberg atingiu seu limite e não tem mais condições de crescer.

E outros fatores reforçam esta preocupação e podem estar ligados diretamente a esta queda de crescimento. Os escândalos recentes de privacidade em que o Facebook esteve envolvido, como o caso da Cambridge Analytica, uma empresa que usava dados privados de usuários para traçar perfis psicológicos e direcionar notícias com viés político, num formato que fosse mais convincente para o usuário. Na Europa, uma nova lei de privacidade e de proteção de dados dos usuários entrou em vigor, limitando a quantidade de informação que as redes sociais e aplicativos têm dos usuários.

Além disso, segue a dificuldade de implementar ferramentas que controlem a disseminação de Fake News, as notícias falsas na rede. Na última semana algumas páginas e usuários brasileiros do Facebook ligados a movimentos políticos foram excluídos da rede, com a justificativa de que eles difundiam falsas informações. Isso gerou um certo ruído e inclusive acusações de que o Facebook estaria aplicando uma censura e impedindo a liberdade de opinião.

Ou seja, a vida não seguirá fácil para o Facebook, a pressão dos acionistas continuará sendo por crescimento da base de usuários, anunciantes vão continuar querendo que seu produto apareça para os potenciais clientes e os usuários continuarão buscando uma rede social que traga conteúdo do seu interesse.

A turma do Mark Zuckerberg terá bastante trabalho para conciliar estes interesses e continuar mantendo a sua posição entre as 5 grandes do mercado de tecnologia.


Whatsapp Toma medidas contra as "Fake News" Por Henrique Pufal em 24/07/2018 14:45

O Whatsapp está tomando uma série de medidas para limitar a proliferação de notícias falsas, as chamadas “Fake News”. O aplicativo de troca de mensagens, que é de propriedade do Facebook possui mais de 1,5 Bilhão de usuários ao redor do mundo e fica apenas atrás do Facebook em termos de quantidade de usuários. No Brasil são mais de 100 milhões de usuários.

Esse assunto das “Fake News” é uma preocupação em todos os países, tendo influenciado resultados eleitorais, como a eleição do presidente Trump. Na Índia, o país com o maior número de usuários do Whatsapp, a preocupação é uma onda de linchamentos de supostos criminosos em função de mensagens compartilhadas em redes sociais. Inclusive aqui no Brasil já tivemos casos semelhantes.

Em função da facilidade de repassar mensagens e da ausência de identificação da origem das mensagens, o Whatsapp vem sendo apontado por especialistas e autoridades como um dos principais canais de difusão de notícias falsas.

A primeira medida que o Whatsapp tomou já tinha sido percebida pelos usuários há alguns dias: as mensagens repassadas passaram a exibir a identificação “Encaminhada”, mostrando que o usuário que compartilhou a mensagem num grupo ou diretamente para outro usuário não é o autor original daquela postagem.

Outra medida anunciada na última quinta-feira é que o aplicativo passa a ter um limite de destinatários para o encaminhamento de mensagens. Antes dessa mudança, uma mensagem podia ser repassada a até 250 conversas, sejam pessoas ou grupos. Com o novo limite, passa a ser possível o encaminhamento para apenas 20 conversas. Na Índia esse limite será ainda menor, de 5 conversas, em função da pressão das autoridades locais.

Por fim, o Whatsapp irá dificultar um pouco o processo de repasse de mensagens, retirando o ícone do encaminhamento do lado da imagem ou vídeo recebido.

Ou seja, se alguns usuários das redes sociais são irresponsáveis, as plataformas precisam criar formas de restringir a sua má utilização. A Internet não pode ser encarada como um ambiente sem regras. Para que a gente possa usufruir dela da melhor forma precisamos ter bom senso e algumas normas de boa convivência.

E vale sempre o mesmo recado: ao receber uma informação através das redes sociais, verifique se aquela pessoa ou meio de comunicação é confiável. Estamos às vésperas de uma das eleições mais complicadas da história do Brasil. Falsas notícias só irão tornar o ambiente mais confuso.


Copa do Mundo na Internet Por Henrique Pufal em 11/07/2018 16:08

Já comentamos neste espaço o quanto a Internet está mudando a nossa forma de assistir TV, passando do conceito de TV Linear, onde são os canais que escolhem o horário e o programa que iremos assistir, para um consumo de conteúdo de vídeo sob demanda, personalizado, com liberdade de escolha de horário e possibilidade de assistir em diversos dispositivos.

Mas isso vale para filmes, séries, novelas, documentários e até noticiários. Existe um tipo de conteúdo que assistir ao vivo faz muita diferença: o esporte.

E neste caso o uso da Internet acaba impactando de outras formas.

Estamos na reta final da Copa do Mundo e como já havia acontecido em outros grandes eventos esportivos, como a Copa passada e os Jogos Olímpicos, as redes sociais viraram o grande ponto de encontro de quem acompanha os jogos. É onde as pessoas dão as suas opiniões, compartilham os memes, as piadas, reclamam dos jogadores e comemoram os gols.

Talvez o melhor exemplo seja o Twitter, que apresentou um aumento considerável de postagens durante as partidas, principalmente por ser uma rede que possui uma forma mais prática de acompanhar uma linha cronológica, o que faz muita diferença em eventos ao vivo. A própria Fifa usou o seu perfil oficial no Twitter de uma forma muita ativa, com notícias, fotos, vídeos dos gols, dos melhores em campo.

Mas outro impacto da internet nesta Copa é que ela se tornou o evento esportivo mais pirateado da história.

Toda transmissão da Copa do Mundo pela TV precisa pagar valores bem altos pelos direitos de imagem. As regras destes direitos de imagem são bastante rígidas e a FIFA, que detém e comercializa estes direitos, tenta controlar o máximo o uso de imagens, fotos e marcas.

Aqui no Brasil é relativamente mais simples acompanhar a Copa porque a Globo, mais rede de tv do país, transmitiu praticamente todos os jogos em TV aberta. Mas mesmo assim, houve um crescimento de tráfego de internet no horário dos jogos, em função das pessoas que optaram assistir jogos por streaming via Internet, em casa ou no trabalho. No Sinosnet percebemos claramente o aumento do tráfego nos horários de dia de jogos, em relação a outros dias.

Em países onde não existe a transmissão via TV aberta, a Internet foi tomada por canais ilegais de transmissão dos jogos por streaming. E a grande maioria deles em plataformas e redes sociais conhecidas como Youtube e Facebook, que possuem recursos de transmissão ao vivo por usuários comuns.

Uma empresa inglesa especializada em análise de streamings chamada Irdeto informou que foram localizadas mais de 3.700 transmissões de jogos usando redes sociais na Inglaterra, com um público online na faixa de 4,2 mihões de pessoas.

Isso tem gerado uma grande discussão de como preservar os direitos de transmissão de grandes eventos dentro das redes sociais, sem criar uma barreira que impeça o uso simplificado destas plataformas pelos usuários.

Mais uma vez a tecnologia avança mais rápido do que as regras do jogo.


Páginas  < 1 23 4 5 6 7 8 >  Última

Tem alguma dúvida? Entre em contato

Enviar Mensagem