Artigo publicado na Coluna Opinião do Jornal NH no dia 16/08/18
Os números do setor de telecomunicações no Brasil revelam o quanto a Internet se tornou o serviço mais importante deste mercado.
Telefonia fixa e televisão por assinatura apresentam queda no número de assinantes. O telefone fixo é cada vez mais dispensável em função do smartphone e das suas várias formas de comunicação. A TV por assinatura briga com a audiência de YouTube, Netflix, Facebook e também perde clientes.
Do outro lado, a base de clientes de Internet Banda Larga fixa cresceu cerca de 5% no primeiro semestre de 2018. Foram 1 milhão e 400 mil novos assinantes. E aproximadamente 1 milhão destes novos assinantes vieram dos provedores de Internet, com o Sinosnet, que este ano completa 20 anos de atuação. Os clientes descobriram que podem contar com empresas da sua região, tendo atendimento diferenciado e serviços de qualidade.
As grandes operadoras de telefonia continuam dominantes. Mas os provedores começaram a diminuir esta concentração investindo em tecnologia. E a principal tecnologia neste cenário é a fibra óptica. Enquanto as operadoras entregam o serviço de Internet banda larga através de cabos metálicos da sua antiga rede de telefonia ou de TV, sujeitos a interferências e limitações de velocidade, os provedores estão investindo em redes de fibra, muito mais estável e com maiores velocidades.
O acesso de banda larga via fibra cresceu 75% no último ano, chegando a mais de 4 milhões de clientes. Estamos vivenciando esta mudança no dia a dia do Sinosnet. Já são mais de 50 Km de rede de fibra óptica em Novo Hamburgo e centenas de clientes com planos de até 100 Mbps de velocidade. E esta rede está projetada para o crescimento nos próximos anos.
Esse é o nosso principal desafio como provedor. Estar próximo dos nossos clientes, buscar o que há de melhor em tecnologia e entregar Internet.
É isso que está no nosso DNA há 20 anos.