Acesse seu e-mail

Blog

Sinosnet une forças com Amigo Internet Por Sinosnet em 07/12/2020 16:34

A Gaúcha TecPar traz novidades ao mercado de Internet e tecnologia, unindo forças do Sinosnet e Amigo Internet para melhorar a experiência dos clientes, criar novas ofertas e serviços e fortalecer ainda mais a atuação no estado.

 

A equipe do Sinosnet permanecerá a? frente das operac?o?es na região e todas as condições contratuais vigentes com os clientes serão mantidas.

 

Entre as novidades que os clientes do Sinosnet terão em breve estão a oferta de novos serviços como TV a cabo com mais de 160 canais disponíveis, conteúdos on demand, telefonia fixa para todo o Brasil e videomonitoramento. 

 

Com foco no mercado do Rio Grande do Sul, a Gaúcha Tecnologia e Participações S/A é uma holding de investimentos em empresas de Tecnologia, Internet e Telecomunicações, entre elas a Amigo Internet e a Ávato. O Grupo tem objetivos específicos em inovação, solidificação e crescimento mercadológico das empresas em que investe.

 

A experiência de mercado de ambas as marcas proporciona maturidade e firmeza para o negócio, de forma a seguir ampliando a cobertura em diversas regiões do Estado e agregar cada vez mais qualidade no serviço prestado aos clientes.

 

Google anuncia a entrada no mercado de videogames Por Henrique Pufal em 22/03/2019 17:20

Após meses de expectativas, na última terça-feira (19/03) o Google apresentou a sua plataforma de streaming de games: o “Stadia”.

Com lançamento comercial previsto para o segundo semestre de 2019, o Stadia promete revolucionar este mercado que hoje é dominado pela Sony (PlayStation), Microsoft (Xbox) e Nintendo. Estimativas de especialistas apontam que o mercado mundial de videogames fechou o ano de 2018 valendo U$ 135 bilhões, um crescimento de cerca de 11% em relação a 2017.

A plataforma da Google permitirá que os usuários acessem os games armazenados em nuvem, como se fosse um “Netflix dos videogames”. O acesso será feito por meio de qualquer dispositivo, como smartphones, SmarTVs ou computadores, sem a necessidade de um console ou download completo do jogo. Inicialmente o serviço estará disponível nos Estados Unidos, Canadá e Europa.

Para que esta tecnologia seja viável, o Google vai se aproveitar da sua infraestrutura distribuída de Data Centers ao redor do mundo, que já é a base de funcionamento do mecanismo de busca, o Gmail e, principalmente, o Youtube. Além dos Data Centers, o Google já dispõe de uma rede de distribuição de conteúdo, em que servidores estão instalados em operadoras e provedores de Internet, deixando o conteúdo mais próximo dos usuários finais de Internet.

Um dos pontos fundamentais para o funcionamento na casa dos jogadores é a velocidade de conexão do serviço de acesso à internet. De acordo com o Google, para uma experiência em alta definição, ou seja, 1080p a 60 quadros por segundo, são necessários cerca de 25 megabits por segundo de banda. Além disso, existe a exigência de que a latência (atraso) seja muito baixa, algo para o qual o acesso via fibra óptica é o mais adequado.

Além dos desafios técnicos, o Stadia vai enfrentar o desafio de criar uma biblioteca de jogos que atraia usuários, algo que Sony, Microsoft e Nintendo já provaram para seus clientes. God of War no PS4, Halo no Xbox e os jogos do Mario no Nintendo são sucessos absolutos com milhões de jogadores e exclusivos para cada console.

Resta aguardar as próximas fases desse combate.


Vazamentos de Dados assustam o mundo Por Henrique Pufal em 04/12/2018 15:53

Nos últimos dias, foram anunciados 2 vazamentos de dados de grandes proporções, causados por falhas de segurança de sistemas de empresas americanas.

O primeiro foi da rede internacional de hotéis MARRIOT, que revelou que um ataque extraiu ilegalmente dados de cerca de 500 milhões de pessoas que fizeram reservas na unidade Starwood, que compreende várias marcas de hotéis, entre elas a Sheraton, mais conhecida aqui no Brasil.

A violação aconteceu em 2014, mas a Marriott informou que só descobriu a informação no dia 10 de setembro, dois dias após sua equipe detectar um alerta de uma ferramenta de segurança interna sobre uma tentativa de acessar o banco de dados de reserva de hóspedes.

O grupo diz que trabalhou com especialistas em segurança para investigar o alerta. Os investigadores descobriram então a invasão de 2014 e que alguém não autorizado havia copiado e criptografado informações. A Marriott disse que especialistas conseguiram decifrar os dados que os invasores roubaram do banco de dados de reservas dos hotéis Starwood no início deste mês.

Entre os dados roubados da grande maioria destes 500 milhões está apenas informações como nome, endereço de correspondência e e-mail. Porém de uma parte que ainda não foi revelado o percentual, as informações incluíam também números de cartão de crédito, que apesar de utilizarem transações com criptografia, existe a suspeita de que os criminosos tenham sequestrado também a chave de criptografia.

Desde ontem a Marriott está entrando em contato com os hóspedes afetados via e-mail.

O outro vazamento de informações aconteceu num popular site americano de perguntas e respostas chamado QUORA. Esta violação vazou dados de cerca de 100 milhões de pessoas.

Apesar do número ser menor que da Marriott, neste caso da Quora, além dos dados de nomes e endereços de e-mail, foram roubadas as senhas de acesso ao site e informações de redes sociais como o Facebook e Twitter, no caso de pessoas que associaram a sua conta do Quora com as redes sociais.

Outra informação roubada foi o perfil de cada usuário de contribuições com esse site e as avaliações realizadas nas respostas alheias. Ou seja, é possível realizar um perfil de conhecimento, áreas de interesse de cada usuário.

Portanto, além de todos os cuidados que temos que ter com acesso, senhas, anti-vírus atualizado, também precisamos que as empresas com as quais dividimos as nossas informações particulares também tenham a responsabilidade de mantê-las em segurança.


IBM adquire a Red Hat Por Henrique Pufal em 30/10/2018 10:22

Desde o último domingo uma notícia vem movimentando o mercado de TI e tecnologia: A gigante IBM anunciou a compra da empresa Red Hat por 34 Bilhões de dólares.

Se você não trabalha no mercado de tecnologia, talvez não conheça a Red Hat. Mas se trata de uma gigante especializada em soluções corporativas em sistemas de códigos abertos, desenvolvendo soluções alternativas ao Windows.

Fundada em 1993, o carro chefe da empresa é o Red Hat Enterprise Linux. Trata-se de uma versão do sistema de código aberto Linux, com foco em empresas e com diferentes opções para servidores e desktops.

Porém não é com este sistema que a empresa tem a sua fonte de receita e o foco de interesse da IBM. A Red Hat tem uma série de soluções de armazenamento e computação em nuvem voltadas para Data Centers, que devem ajudar a IBM a entrar com força na competição com Dell, Amazon e Google.

E a IBM precisa enfrentar estas empresas com novas armas, já que no último ano teve queda na sua receita total. Num mercado onde as gigantes com Apple, Amazon e Google já faturam mais de 100 Bilhões de Dólares por ano, a IBM estacionou na faixa dos 80 bilhões anuais.

Um dos pontos interessantes da Red Hat é a relação que ela mantém com a comunidade de desenvolvedores de softwares de código aberto. Em 2017, ela foi segunda empresa responsável por mais alterações e aperfeiçoamentos no sistema Linux. Foram quase 6 mil alterações no código, ficando atrás apenas da Intel, uma companhia maior tanto em número de funcionários, quanto em verba para Pesquisa e Desenvolvimento.

E esta comunidade de desenvolvedores e empresas que torna o Linux um dos sistemas operacionais mais utilizados no mundo. Mesmo que a maioria dos computadores pessoais nos ambientes domésticos e corporativos utilizem o Windows e as ferramentas do Office, o Linux é o sistema operacional que roda em centenas de milhares de servidores de empresas como Facebook, Amazon e Google. Inclusive é a base do Android, que roda em mais da metade dos smartphones ao redor do mundo.

Ou seja, a tradicional IBM resolveu investir pesado para ter ao seu lado um parceiro forte e  voltar a ter um papel de protagonista no mercado.


Para onde vai o tráfego da Internet? Por Henrique Pufal em 25/10/2018 09:57

Há alguns dias a empresa Sandvine, especializada em análise de tráfego Internet, divulgou um relatório muito interessante sobre quais os tipos de tráfego ocupam mais recursos da rede Internet ao redor do mundo.

Esta empresa presta serviços para mais de 150 grandes operadoras mundiais de telecomunicações fixas e móveis, gerando informações sobre o que está acontecendo no tráfego destas redes e ajudando as operadoras a tomarem decisões sobre alocação de recursos, investimentos e engenharia de rede.

Guardadas as devidas proporções, nós no Sinosnet também temos o compromisso de acompanhar essas tendências e deixar a nossa rede preparada para atender melhor todas as aplicações que nossos clientes desejam utilizar.

Alguns pontos deste relatório são muito interessantes e gostaria de compartilhar com vocês:

O primeiro é um assunto que já falamos diversas vezes, mas vale sempre reforçar com dados e números atualizados: O tráfego de vídeo segue sendo dominante na rede, representando cerca de 58% do tráfego total de downstream, ou seja, aquele tráfego que é entregue para o cliente final, independente do dispositivo.

A Netflix corresponde a quase 27% deste tráfego de vídeo. Ou seja, 15% do tráfego total da Internet mundial é da Netflix. Se for analisado apenas o tráfego das Américas, este número chega a 19%.

O YouTube fica em segundo lugar, com 13% do tráfego mundial, com uma dominância muito maior nos países europeus, onde a Netflix demorou mais tempo para entrar e enfrenta maiores problemas com o licenciamento de conteúdo em cada país.

Um tipo de tráfego que vinha caindo, voltou a subir. É o chamado “Compartilhamento de Arquivos” que representa 22% do tráfego total de upstream, ou seja, o que os usuários enviam para a rede. Isso nada mais é do que o compartilhamento de filmes e séries através de aplicações como o BitTorrent. Uma das causas apontadas para a volta do crescimento é que existe muito conteúdo exclusivo em diversos serviços de streaming diferentes. Por exemplo, a Netflix tem “House of Cards”, a HBO tem “Game of Thrones”, a Amazon tem algumas séries de grande sucesso nos Estados Unidos que ainda não são muito conhecidas no Brasil. E as pessoas não assinam todos os serviços e buscam outras formas de assistir um conteúdo de sucesso.

Mas o tráfego que mais tem crescido de forma mais rápida nos últimos anos é o tráfego de Games. Os jogos representam quase 8% do tráfego da Internet Mundial. E nessa conta tem 2 componentes: Primeiro, o tráfego de download de jogos pela Internet nas maiores plataformas como PlayStation Network, Xbox Live, Steam, etc. Hoje é muito mais fácil comprar o conteúdo pela Internet e fazer o download, do que comprar a mídia física do jogo. E do outro lado, tem o tráfego de jogos multiplayer, cada vez mais interativos através da rede. No ranking do tráfego dos jogos, em primeiro lugar está o League of Legends com 26%. E m segundo lugar, a grande sensação do momento Fortnite com 15% e em terceiro lugar o Overwatch com 12%.

Como mencionei, é nosso papel no Sinosnet acompanhar o que acontece na Internet no mundo para que possamos atender melhor os nossos clientes. E também compartilhar com vocês alguns destes números interessantes.


Páginas 1 2 3 4 5 6 >  Última

Tem alguma dúvida? Entre em contato

Enviar Mensagem