Acesse seu e-mail

Blog

whatsapp busca a monetização Por Henrique Pufal em 07/08/2018 11:36

O Whatsapp é o aplicativo de troca de mensagens mais popular do Brasil e um dos mais populares do mundo. A facilidade para conversar, enviar fotos, vídeos e áudio rapidamente conquistou milhões de usuários.

Hoje a plataforma conta com mais de 1 Bilhão e Meio de usuários ativos mensais ao redor do mundo, com um total de 60 bilhões de mensagens enviadas por dia.

Quando em 2014 o Whatsapp tinha cerca de 1 terço desses números, o Facebook resolveu comprar a plataforma por 22 Bilhões de dólares, uma das maiores aquisições do mercado de internet.

Antes mesmo da base de usuários triplicar, o grande questionamento que existia era “onde o Facebook vai recuperar este investimento já que o aplicativo era gratuito?”.

Pois depois de 4 anos de crescimento, o Facebook está fazendo os primeiros movimentos na direção de monetizar o Whatsapp, ou seja gerar receita com o aplicativo.

No final do ano passado já havia anunciado o Whatsapp Business, um app voltado para a comunicação de pequenos e médios negócios com os seus clientes.

Na última semana, anunciou 3 novas ferramentas para a comunicação com clientes:

A primeira delas, e talvez a forma com maior potencial de gerar receita, é a possibilidade de incluir em anúncios do Facebook um botão de “clicar para conversar” via Whatsapp. Os anunciantes poderão responder aos potenciais clientes gratuitamente, desde que a resposta seja dentro das primeiras 24 horas. Após este período a resposta tem um custo para o anunciante.

Outra forma de comunicação com clientes é uma nova plataforma de Atendimento ao Cliente, em que as empresas podem fornecer suporte em tempo real pelo Whatsapp para responder a perguntas sobre seus produtos e serviços ou ajudar o cliente a resolver algum problema.

E, por fim, uma nova forma mais estruturada para enviar informações úteis para clientes que autorizarem, como cartões de embarque, ingressos, ofertas do dia, etc.

Na verdade, estas formas de comunicação entre empresas e clientes já existem hoje, mas de uma maneira pouco organizada, em que normalmente uma pessoa da empresa fica com a responsabilidade de responder as mensagens num smartphone ou computador, sem nenhuma integração com os sistemas de gestão da empresa, ou geração de indicadores.

Estas novas facilidades do Whatsapp permitem que os negócios estruturem novos canais de contato com os seus clientes, agilizando e automatizando a operação. E se isso trouxer mais vendas, mais negócios ou mais fidelização com clientes, certamente as empresas estarão dispostas a pagar por isso.

Pelo lado do cliente, o Whasapp seguirá sendo um aplicativo gratuito e o usuário terá total controle sobre as mensagens recebidas. Além disso as mensagens são criptografadas e o usuário pode bloquear qualquer remetente com um simples toque em um botão.

Resta ver até que ponto as empresas saberão usar estas novas ferramentas com eficiência e moderação, melhorando a relação com os clientes e enviando mensagens bem selecionadas, sem sobrecarregar usuários com mensagens desnecessárias e sem correr o risco de serem bloqueadas pelos seus clientes.


Tem alguma dúvida? Entre em contato

Enviar Mensagem