Acesse seu e-mail

Blog

Whatsapp Toma medidas contra as "Fake News" Por Henrique Pufal em 24/07/2018 14:45

O Whatsapp está tomando uma série de medidas para limitar a proliferação de notícias falsas, as chamadas “Fake News”. O aplicativo de troca de mensagens, que é de propriedade do Facebook possui mais de 1,5 Bilhão de usuários ao redor do mundo e fica apenas atrás do Facebook em termos de quantidade de usuários. No Brasil são mais de 100 milhões de usuários.

Esse assunto das “Fake News” é uma preocupação em todos os países, tendo influenciado resultados eleitorais, como a eleição do presidente Trump. Na Índia, o país com o maior número de usuários do Whatsapp, a preocupação é uma onda de linchamentos de supostos criminosos em função de mensagens compartilhadas em redes sociais. Inclusive aqui no Brasil já tivemos casos semelhantes.

Em função da facilidade de repassar mensagens e da ausência de identificação da origem das mensagens, o Whatsapp vem sendo apontado por especialistas e autoridades como um dos principais canais de difusão de notícias falsas.

A primeira medida que o Whatsapp tomou já tinha sido percebida pelos usuários há alguns dias: as mensagens repassadas passaram a exibir a identificação “Encaminhada”, mostrando que o usuário que compartilhou a mensagem num grupo ou diretamente para outro usuário não é o autor original daquela postagem.

Outra medida anunciada na última quinta-feira é que o aplicativo passa a ter um limite de destinatários para o encaminhamento de mensagens. Antes dessa mudança, uma mensagem podia ser repassada a até 250 conversas, sejam pessoas ou grupos. Com o novo limite, passa a ser possível o encaminhamento para apenas 20 conversas. Na Índia esse limite será ainda menor, de 5 conversas, em função da pressão das autoridades locais.

Por fim, o Whatsapp irá dificultar um pouco o processo de repasse de mensagens, retirando o ícone do encaminhamento do lado da imagem ou vídeo recebido.

Ou seja, se alguns usuários das redes sociais são irresponsáveis, as plataformas precisam criar formas de restringir a sua má utilização. A Internet não pode ser encarada como um ambiente sem regras. Para que a gente possa usufruir dela da melhor forma precisamos ter bom senso e algumas normas de boa convivência.

E vale sempre o mesmo recado: ao receber uma informação através das redes sociais, verifique se aquela pessoa ou meio de comunicação é confiável. Estamos às vésperas de uma das eleições mais complicadas da história do Brasil. Falsas notícias só irão tornar o ambiente mais confuso.


Tem alguma dúvida? Entre em contato

Enviar Mensagem