Acesse seu e-mail

Blog Março/2019

Google anuncia a entrada no mercado de videogames Por Henrique Pufal em 22/03/2019 17:20

Após meses de expectativas, na última terça-feira (19/03) o Google apresentou a sua plataforma de streaming de games: o “Stadia”.

Com lançamento comercial previsto para o segundo semestre de 2019, o Stadia promete revolucionar este mercado que hoje é dominado pela Sony (PlayStation), Microsoft (Xbox) e Nintendo. Estimativas de especialistas apontam que o mercado mundial de videogames fechou o ano de 2018 valendo U$ 135 bilhões, um crescimento de cerca de 11% em relação a 2017.

A plataforma da Google permitirá que os usuários acessem os games armazenados em nuvem, como se fosse um “Netflix dos videogames”. O acesso será feito por meio de qualquer dispositivo, como smartphones, SmarTVs ou computadores, sem a necessidade de um console ou download completo do jogo. Inicialmente o serviço estará disponível nos Estados Unidos, Canadá e Europa.

Para que esta tecnologia seja viável, o Google vai se aproveitar da sua infraestrutura distribuída de Data Centers ao redor do mundo, que já é a base de funcionamento do mecanismo de busca, o Gmail e, principalmente, o Youtube. Além dos Data Centers, o Google já dispõe de uma rede de distribuição de conteúdo, em que servidores estão instalados em operadoras e provedores de Internet, deixando o conteúdo mais próximo dos usuários finais de Internet.

Um dos pontos fundamentais para o funcionamento na casa dos jogadores é a velocidade de conexão do serviço de acesso à internet. De acordo com o Google, para uma experiência em alta definição, ou seja, 1080p a 60 quadros por segundo, são necessários cerca de 25 megabits por segundo de banda. Além disso, existe a exigência de que a latência (atraso) seja muito baixa, algo para o qual o acesso via fibra óptica é o mais adequado.

Além dos desafios técnicos, o Stadia vai enfrentar o desafio de criar uma biblioteca de jogos que atraia usuários, algo que Sony, Microsoft e Nintendo já provaram para seus clientes. God of War no PS4, Halo no Xbox e os jogos do Mario no Nintendo são sucessos absolutos com milhões de jogadores e exclusivos para cada console.

Resta aguardar as próximas fases desse combate.


Tem alguma dúvida? Entre em contato

Enviar Mensagem