Acesse seu e-mail

Blog

SxSW: conheça 5 macrotendências de inovação e comportamento Por Henrique Pufal em 19/03/2018 11:04

Terminou na última semana mais uma edição do SxSW (South by Southwest), evento que acontece na cidade de Austin e conhecido por ser lançador de tendências e o principal festival de economia criativa do mundo.

Abaixo, cinco macrotendências para pensarmos e conhecermos:

1 - O fim dos smartphones, reconhecimento facial e de voz

Amy Webb, futuróloga, fundadora do Future Today Institute e professora da Universidade de Nova York, afirmou que os smartphones vão acabar. Isso quer dizer que as pessoas vão ter mais e mais dispositivos conectados, como pulseiras, roupas, fones de ouvido, e passarão a usar também esses aparelhos para ficarem conectados. Uma das coisas interessantes que ela comentou é que vamos parar de digitar tanto, voltaremos a andar numa posição ereta, olhando as outras pessoas nos olhos.

2 - Realidade virtual e inteligência artificial

Tecnologias como Inteligência Artificial, Realidade Virtual, vão permitir que as marcas e os consumidores realizem experiências integradas ao nosso dia-a-dia. Por exemplo: jogar um videogame com um óculos de realidade virtual enquanto corre na esteira, em um game de perseguição. A sua velocidade na esteira vai ditar o ritmo no jogo. A indústria da beleza, por exemplo, já simula cores de batom, cor e corte de cabelo, formatos de sobrancelhas com realidade aumentada.

3 - Casas inteligentes, cidades inteligentes, carros autônomos e mobilidade urbana

Neste mundo extremamente conectado, todos os dados gerados por você em sua casa, cidade ou carro são armazenados com o objetivo de tornar as aplicações mais eficientes. Quanto mais sabem sobre seus hábitos, mais entregam uma experiência perfeita.

O carro autônomo é outro ponto em que a inteligência artificial vem para melhorar a vida das pessoas e suas comunidades.  “Nos Estados Unidos, o número de carros é bem maior do que o de carteiras de motorista. Algumas cidades chegam a ter 20% ou 30% dos seus espaços dedicados aos carros. Esses veículos costumam ficar parados 95% do tempo. E 75% das vezes os motoristas são os únicos passageiros. Acho que os carros autônomos têm a oportunidade de mudar o mundo, de ajudar a reduzir as emissões de gás carbônico”, afirmou John Krafcik, CEO da Waymo, empresa do Grupo Alphabet (Google) no desenvolvimento de veículos autônomos.

4 - Blockchain

Blockchain não é criptomoeda. Foi uma tecnologia criada para garantir a segurança entre as transações de bitcoins e todos os tipos de criptomoedas. Mas logo a indústria percebeu o potencial do blockchain para diversas aplicações.

O objetivo do blockchain é garantir a segurança de transações sem a necessidade de intermediários. Pesquisadores estimam que o mercado global de blockchain movimente US$ 7,74 bilhões até 2024.

5 - Igualdade, diversidade e tolerância

Sadiq Khan é o primeiro prefeito de origem muçulmana a governar a Londres. Para ele, a intolerância pode frear futuros talentos em várias áreas, inclusive na política. Ele fez uma autocrítica “Somos, talvez, os grandes culpados pela falta de alternativas, pois assistimos sentados a revolução acontecer nos últimos anos. A tecnologia não pode vir apenas das empresas de tecnologia e dos inovadores, mas também dos políticos e dos governos”, afirmou.

“A tecnologia de inteligência artificial precisa aprender com o ser humano e, por isso, é importante que esse conhecimento não seja realizado apenas a partir de um ponto de vista. Precisamos investir na diversidade das equipes de programação que trabalham com inteligência artificial”, disse Richard Socher, cientista-chefe da Salesforce e professor adjunto da Universidade de Stanford. A diversidade traz um olhar mais criativo e abrangente para inovações, criando sistemas que promovem a inclusão e a representatividade.


Tem alguma dúvida? Entre em contato

Enviar Mensagem