Acesse seu e-mail

Blog

Sinosnet completa 19 anos e segue mirando no futuro Por Henrique Pufal em 16/11/2017 09:30

Nas últimas 2 décadas a Internet se popularizou, se tornou parte da vida das pessoas, criou e destruiu impérios. Mas o Sinosnet acompanhou todo esse processo e segue sendo uma referência em soluções de Internet no Vale do Sinos.

O Sinosnet foi fundado nos primórdios da Internet brasileira, no ano de 1998, quando poucas pessoas tinham acesso à tecnologia. Na época, a operação começou com a tecnologia de internet discada, com uma capacidade de 60 linhas telefônicas que transmitiam no máximo 64 kbps cada linha. Depois disso o crescimento foi constante,

Na segunda metade da década de 2000, o Sinosnet deu o seu primeiro grande salto tecnológico, migrando da tecnologia de internet discada para a transmissão via rádio. A tecnologia rádio é confiável e seguirá sendo utilizada em várias situações. Porém, em função de limitações técnicas como interferências e pelo aumento da demanda de usuários, surgiu a necessidade de partir para uma tecnologia capaz de garantir a operação da empresa no futuro com estabilidade e escalabilidade.

De acordo com Henrique Pufal, Diretor do Sinosnet, “O Sinosnet acaba de dar o seu 2º grande salto tecnológico. No ano de 2017 colocamos em operação uma moderna rede de transmissão via fibra óptica, que já conta mais de mais de 50Km de fibra instalada na região, entregando serviços com o que há de mais moderno em tecnologia de transmissão e distribuição de sinal de internet, tanto para clientes corporativos, quanto clientes residenciais. O que estamos fazendo agora com a implantação da rede de fibra é preparar o Sinosnet para enfrentar a demanda futura tanto em termos de capacidade de transmissão, quanto de novos serviços que utilizarão a infraestrutura de Internet que utilizamos nas nossas casas e empresas.”

Um dos exemplo de aplicações que exigem uma transmissão de alta velocidade são os chamados serviços de “streaming”, que transmitem vídeo em alta definição pela internet. Com a popularização destas plataformas e a capilarização de redes de internet de alta velocidade, estima-se que serviços como Netflix e YouTube já utilizem mais 50% da capacidade de transmissão da Internet no horário de maior tráfego, que corresponde das 20h às 23h.

Nas empresas, as aplicações que mais exigem capacidade de transmissão são os chamados “Serviços em Nuvem”, que são servidores, bancos de dados e armazenamento de arquivos que são utilizados diariamente pelas empresas e não estão fisicamente instalados dentro delas.

“Lançamos o serviço de Internet via Fibra em Novo Hamburgo no mês de Junho e foi um sucesso. As primeiras áreas de cobertura, um grupo de bairros num eixo central da cidade, receberam muito bem a nova tecnologia. Ainda em 2017 faremos a ampliação da área de cobertura, disponibilizando os serviços para mais clientes residenciais e corporativos da cidade. Para 2018, o plano é atender outras cidades da região.”, afirma Samuel Hartmann, Gerente Técnico do Sinosnet.

“O nosso objetivo é entregar serviços com qualidade para as casas, condomínios e empresas, de conexão ágil e estável. Tudo isso por meio de uma oferta atrativa que leva em conta a realidade econômica das pessoas e empresas. Um diferencial marcante do Sinosnet é o atendimento. Somos o provedor do bairro, da cidade e da região. Gostamos de ouvir os nossos clientes, colocar em prática as sugestões e resolver as suas reclamações”, destaca Rafael Schaab, Gerente Comercial do Sinonet.

“Nosso principal objetivo é que o uso da Internet pelos nossos clientes seja uma experiência agradável e prazerosa”, ressalta Pufal.


Tem alguma dúvida? Entre em contato

Enviar Mensagem