Acesse seu e-mail

Blog

O que existe de tão especial no Snapchat? Por Henrique Pufal em 23/06/2016 14:29

Todo mundo já deve ter ouvido falar do Snapchat, mas talvez vários ainda não tenham entendido como funciona o aplicativo. Para quem ainda não conhece, ele permite que você envie mensagens, fotos e vídeos (os chamados “snaps”) que desaparecem após algum tempo. O envio pode ser diretamente para seus amigos, ou para todo mundo que segue a sua conta do Snapchat. De forma grosseira, parece um Instagram com “mensagens que vão se autodestruir após 30 segundos”.

Mas se é um aplicativo tão simples, quais são os diferenciais que fazem dele um fenômeno com mais de 150 milhões de usuários diários, que passam em média meia hora por dia assistindo o seu conteúdo?

1) O conteúdo desaparece

Uma vez que você assiste uma mensagem de um amigo, ela “evapora”. E mesmo nos conteúdos compartilhados com todos os seguidores, o prazo de validade é de 24 horas. Ou seja, a estratégia é incentivar a criação de conteúdo, independente se for um discurso sobre economia mundial ou um churrasco sendo assado. Afinal, isso vai desaparecer em algum tempo. Ninguém se sente pressionado a criar um post que vai ficar para a história.

2) O compartilhamento é mais autêntico

O Snapchat não é um concurso de “likes”, como outras redes. Ninguém precisa perder muito tempo escolhendo filtros ou imaginando qual será a reação de quem assiste. Além disso, o conteúdo postado não fica “emoldurado” por um app. Parece simplesmente um vídeo que foi feito por um celular de um amigo. E tudo isso torna o conteúdo mais natural, mais autêntico.

3) Curadoria de conteúdo

Existe uma funcionalidade chamada “Live Stories” (que passou a ser apenas “Ao Vivo” na atualização em português), em que a equipe do Snapchat reúne as fotos e vídeos feitos em determinado lugar e transformam numa história do evento, contada pelos participantes e espectadores. Hoje, por exemplo, uma das histórias disponíveis é a semifinal da Copa América, em que a Argentina goleou a seleção norte-americana, com direito ao golaço de falta do Messi filmado por torcedores em vários ângulos diferentes.

4) Facilitar a criação de conteúdo

Não é por acaso que ao abrir o aplicativo a primeira coisa que aparece é a imagem da câmera. A estratégia é simplificar a criação de conteúdo. Enquanto nas outras redes sociais você começa lendo ou assistindo o que seus amigos estão fazendo, o Snap sugere que você compartilhe o que você está fazendo.

5) Vídeos na vertical 

Nascemos e crescemos assistindo vídeos na horizontal. A TV era assim, o YouTube é assim. Mas este não é o formato natural de um smartphone. Ou abrimos mão do tamanho completo do vídeo, ou temos que virar a tela na horizontal para assistir. Além disso, é muito mais fácil tirar uma foto ou fazer o vídeo segurando o smartphone na vertical. Foi nisso que o Snapchat apostou, tornando este o seu formato padrão. Tanto é que os maiores geradores de conteúdo da plataforma (MTV, CNN, Vice, etc) adotaram este formato.

Mas qual é o futuro do aplicativo?

O Snapchat seguiu à risca um dos mantras do Vale do Silício: “Cresça primeiro, monetize depois”. A grande questão é que chegou a hora de transformar toda essa base de clientes em um negócio com grande receita. Já existiam geradores de conteúdo parceiros, lentes com efeitos patrocinadas, mas as estimativas de mercado apontam uma receita na faixa de apenas U$ 59 milhões em 2015.

Uma das primeiras medidas adotadas é a inserção de anúncios nas histórias ao vivo e entre as conteúdos postados pelos seus amigos. A promessa é que os anúncios serão certificados por agências parceiras para garantir a qualidade e o uso de funcionalidades oferecidas pelo app. Nos Estados Unidos estes anúncios já estão rodando e aqui no Brasil devem chegar em seguida, assim que os anunciantes se adaptarem a esta realidade.

Parece uma meta ambiciosa, mas a expectativa é crescer a receita para algo em torno de U$ 300 milhões em 2016 e até U$ 1 Bilhão em 2017.

Resta aguardar os snaps dos próximos capítulos.


Tem alguma dúvida? Entre em contato

Enviar Mensagem