Acesse seu e-mail

Blog

Dúvidas Frequentes de Clientes Por Henrique Pufal em 02/04/2018 10:51

Hoje compartilhamos algumas questões que surgem nas nossas conversas com clientes e pessoas que fazem contato conosco.

1) “Se o Smartphone é tão prático e a cobertura 3G e 4G melhorou, ainda é necessário ter um plano de banda larga residencial em casa?”

Sem dúvida, o Smartphone virou a ferramenta mais popular e prática de acesso a Internet. O Smartphone nos deu a possibilidade de estarmos conectados praticamente 100% do tempo. As operadoras de celular seguem investindo em melhorias na cobertura da rede e nas novas tecnologias de transmissão, como o 4G. E certamente já estão planejando a entrada do 5G para os próximos anos.

Mas, enquanto os planos de Banda Larga residencial focam bastante na velocidade que é oferecida para o cliente, os planos das operadoras celulares focam na quantidade de dados que é trafegada na rede. Ou seja, dependendo de perfil de uso e de tráfego, o plano da operadora celular se torna inadequado para o consumo de dados.

Por exemplo, 1 episódio de 60 minutos de algum seriado da Netflix consome cerca de 350 MB do plano de dados. Ou seja, se o seu plano 3G possui uma franquia mensal de 2 GB, seria possível assistir apenas 6 episódios em um mês.

Portanto, quem utiliza a Internet para consumir conteúdos de streaming, assistir Netflix, ouvir músicas pelo Spotify, ouvir a Radio ABC através do aplicativo, fazer cursos e faculdade por plataformas de ensino à distância, precisa pensar num plano de internet banda larga na sua casa.

2) “Por que cada vez mais as redes WiFi de espaços públicos e comerciais (restaurantes, feiras, etc) exigem cadastro, dados pessoais ou login pelo Facebook para liberar o acesso ao visitante?”

Isso passa por um amadurecimento do mercado. É muito legal e prático quando vamos em algum lugar com WiFi, mas obviamente isso tem um custo para o estabelecimento. O cadastro muitas vezes é utilizado para criar um relacionamento mais estreito com o cliente, fidelização, envio de ofertas e promoções.

Mas um ponto importantíssimo de ressaltar: Isso também tem a ver com uma exigência de legislação. O Marco Civil da Internet, lei aprovada em 2014, prevê que quem disponibiliza Internet para seus clientes ou visitantes seja capaz de identificar quem eventualmente cometa um crime virtual. Caso contrário, o próprio estabelecimento pode vir a ser responsabilizado pelo crime.

3) “Por que a Internet via Fibra é diferente das demais tecnologias como ADSL ou via TV a Cabo?”

Todas as tecnologias de transmissão possuem limitações físicas. As que utilizam de cabos metálicos possuem limitações relacionadas à distância dos cabos, por questões de interferências e de atenuação em função das características elétricas dos cabos.

Ou seja, se a casa ou empresa fica perto de um equipamento de transmissão da operadora, o serviço vai poder ter planos melhores, com mais velocidade, Enquanto que quem está mais longe, vai ter planos piores.

Na fibra, isso não acontece de tão forma evidente, porque em vez de transmissão por meio elétrico, a transmissão na fibra utiliza um feixe de luz, que praticamente não sofre perdas de acordo com a distância. A tecnologia que utilizamos no Sinosnet, permite que sejam atendidos clientes com até 20 Km de distância da nossa sede. Ou seja, todos os clientes podem ter acesso a todos os planos, inclusive aqueles de maiores velocidades, como os de 50 Mbps e 100 Mbps.

Se você tiver dúvidas sobre o uso de internet e questões relacionadas à tecnologia, entre em contato que teremos o maior prazer em ajudar.


Tem alguma dúvida? Entre em contato

Enviar Mensagem