Todo mundo gosta de usar as redes sociais e compartilhar com os amigos as fotos do final de semana, dos filhos ou daquele churrasco. Mas será que todo mundo tem a real noção de quem está vendo as fotos na rede e quem está tendo acesso a algumas informações pessoais?
Por isso a gente fez uma lista com 3 dicas básicas de privacidade no Facebook que, se vocês ainda não estiverem usando, podem ajudar a restringir um pouco a exposição principalmente para desconhecidos.
A primeira dela Determine quem pode ver as suas publicações. Na hora de postar uma foto, não deixe marcada aquela opção de “Público”, onde toda e qualquer pessoa pode ver a sua foto. Prefira compartilhar com os “amigos”. Ou se você tiver tempo, configure listas personalizadas de amigos próximos, familiares e compartilhe somente com estes grupos.
Isso vale também para a marcação do seu perfil em fotos de outros. No menu de configurações, no item Privacidade é possível escolher a opção "Analisar todas as suas publicações e os itens em que você foi marcado". Ali tem a opção de tanto permitir ou não que alguém lhe marque numa foto, quanto permitir que aquela foto seja compartilhada na sua TL.
Outro ponto importante é Saiba quais informações pessoais as pessoas podem ver do seu perfil. Para ver o que outros usuários conseguem saber sobre você, vá até a página do perfil e clique nos três pontos na parte superior da tela e clique em “Ver como”. É possível selecionar até o ponto de vista de uma pessoa específica. Se não gostar do que é exibido e desejar alterar, volte ao perfil e clique em "Editar" sobre o item desejado.
E a última dica é conferir quais aplicativos e páginas estão conectados ao seu perfil do Facebook. Em “Configurações”, clique em “Aplicativos” no menu do lado esquerdo e veja todos os apps listados. Clique no X para remover o aplicativo ou no lápis para editar as configurações.
Eu, por exemplo, estou com 67 app´s conectados e, certamente tem muita coisa antiga ali. Seja de app que não uso mais ou de páginas que pediram conectar com o meu perfil do Face para permitir o acesso.
Por exemplo, eu ainda tenho conectado um app chamado “Draw Something” depois de uns 6 anos. Ele ainda tem acesso ao meu perfil, minha idade, meu e-mail, minha lista de amigos. Ou seja, está na hora de fazer uma faxina.
A rede social é uma ótima forma de mantermos contato com os amigos, parentes distantes, ex colegas de colégio. Mas nem por isso nossa vida precisa ser um livro aberto, principalmente para estranhos.