Acesse seu e-mail

Blog

A Rivalidade Snapchat x Instagram Por Henrique Pufal em 09/04/2018 17:26

Na última semana, o Snapchat anunciou o lançamento de uma função permite o bate-papo por vídeo com até 16 pessoas ao mesmo tempo, algo parecido com o que já existia no Stories do Intagram. E este é só mais um capítulo da rivalidade entre esses 2 aplicativos que possuem recurso para publicação de fotos e vídeos que expiram em 24 horas.

Enquanto que o Instagram é uma empresa que foi adquirida pelo Facebook em 2012, o Snap segue sendo uma empresa independente, brigando num mercado dominado por gigantes.

A "rivalidade" entre os dois apps teria começado em 2013, quando os criadores do Snapchat recusaram a oferta de US$ 3 bilhões (mais de R$10 bilhões) em dinheiro feita por Mark Zuckerberg. Na época, o criador do Facebook e já proprietário do Instagram, buscava recuperar o engajamento com o público jovem que, cada vez mais, migrava para o Snap. Em uma pesquisa da Pew Reseach Center naquele ano, 26% dos jovens adultos, entre 19 e 29 anos, afirmaram usar a aplicação.

Aparentemente, Zuckerberg não se deu por vencido e decidiu, então, criar sua própria versão do app. Em agosto de 2016 foi lançado o recurso Stories do Instagram. A dinâmica já era conhecida: vídeos de até 10 segundos ou fotos feitos em 24 horas — e que só permanecem no ar por um dia. Além do diferencial de que as imagens ficam compartilhadas por 24 horas, o que de certa forma incentiva as pessoas a compartilharem momentos mais banais de suas vidas, os 2 aplicativos apostam no uso do smartphone na posição vertical, o que simplifica o uso e a visualização.

A partir de então, a cada nova funcionalidade lançada, as comparações são inevitáveis. A princípio, o Instagram era o único acusado de copiar ferramentas. No entanto, desde 2017, o Snapchat devolve na mesma moeda. E, por isso, as aplicações se tornam mais parecidas.

Hoje as ferramentas de filtros, localização, envio de mensagens privadas, gif´s animados são muito semelhantes nos 2 apps. O que levou muita gente a optar pelo uso de apenas 1.

E quem tem levado vantagem é o Instagram, que tem crescido sua base de usuários num ritmo maior, principalmente pela relação com o Facebook.

Por outro lado, o Snap que abriu a venda de ações na bolsa de NY há cerca de 1 ano, enfrenta queda no valor das ações, principalmente pela dificuldade em ser original, em criar facilidades novas e se distanciar do Instagram. Por exemplo, há alguns meses havia lançado um óculos conceito, que tirava fotos e compartilhava direto no aplicativo. Foi um fiasco.

Isso só mostra a dificuldade de, depois de ter uma ideia inovadora, se manter nesse mercado dominado por gigantes, com grande poder de investimento e que pode até copiar a sua solução, como é o caso que o Facebook fez com o Instagram.


Tem alguma dúvida? Entre em contato

Enviar Mensagem