Acesse seu e-mail

Blog

12º Seminário de Telecomunicações Fiergs Por Henrique Pufal em 18/09/2018 11:53

Ocorreu na última quinta-feira o 12º Seminário de Telecomunicações, evento organizado pela Fiergs, que reuniu representantes da indústria, das empresas de serviços, acadêmicos e profissionais do setor de TI e Telecomunicações.

O tema deste ano foi “Oportunidades e desafios de um mercado em transformação na era Digital” e contou com uma série de apresentações interessantes sobre tema e inclusive tivemos a oportunidade de fazer uma apresentação também, representando o Sinosnet e a InternetSul, a associação das empresas de internet do RS e SC.

O evento abriu com a participação do presidente da Fiergs, Gilberto Petry, que destacou a importância de acompanhar a evolução da tecnologia no segmento industrial, para que ele continue sendo competitivo neste mercado globalizado.

Uma das palestras contou com o gerente de outorgas da Anatel que trouxe dados sobre o setor de telecom no Brasil, algumas informações interessantes sobre as regras de licenciamento de antenas e estações radio-base de redes celulares. Ele lembrou que alguns dos principais desafios neste novo cenário são a racionalização da carga tributária em telecomunicações e a viabilização da Internet das Coisas.

Já o Futuro do mercado de Trabalho foi debatido pelo superintendente de inovação do Centro de Tecnologia da PUCRS, Jorge Audy; e pelo diretor de inovação e tecnologia da Unisinos, Luis Felipe Maldaner. O representante da PUCRS ressaltou que o futuro do mercado de tecnologia no Brasil passa necessariamente por uma grande reforma educacional desde a base, com ensino qualificado de matérias como física e matemática e por uma valorização do ensino superior. Ele declarou que “O futuro do trabalho é tecnológico, mas apenas 15% da população está nas universidades”. E isso é muito preocupante.

Para Maldaner, da Unisinos, os profissionais e as empresas não precisam apenas se adaptar aos novos tempos no mundo do trabalho, mas também ao perfil do novo consumidor, que não tem mais tanto interesse em aquisições de bens duráveis e consumo imediato. “Há uma diferença entre consumir e possuir. Isso vai mudar o modelo organizacional nas indústrias e nas empresas”. E nessa linha, vão os exemplos de Uber, de AirBnB e Netflix.

Por fim, a nossa palestra falou sobre as tendências de tráfego na internet, com o crescimento de tráfego de streaming e Internet das Coisas, assunto que já discutimos neste espaço. O desafio para os provedores regionais é continuar crescendo a rede, tanto em capilaridade, quando na adição de novos serviços.

E tudo isso sem perder a qualidade e o atendimento diferenciado, que é o que nos torna relevantes neste mercado cheio de competição.


Tem alguma dúvida? Entre em contato

Enviar Mensagem