Um estudo anual da Cisco, a gigante mundial de equipamentos de comunicações, revelou que o tráfego de dados nas redes móveis em 2014 foi 30 vezes maior do que o tráfego total da Internet no ano 2000, sendo que o tráfego gerado por smartphones cresceu 45% apenas no ano de 2014.
Entre as diversas causas deste crescimento estão os vídeos, que representaram 55% do tráfego de Internet móvel em 2014. No ano de 2012, o tráfego de vídeo já havia superado os 50% e a tendência é de crescimento nos próximos anos, chegando a 72% do tráfego no ano de 2019.
Obviamente que vídeos necessitam mais capacidade de banda do que outros conteúdos, mas é a popularização de aplicações de vídeo que impulsiona este crescimento. Youtube, Netflix, vídeos do Facebook, Vine, Instagram, os aplicativos de transmissão de conteúdos dos canais de TV por assinatura e, mais recentemente, Meerkat e Periscope. Todos são serviços que funcionam muito bem no smartphone, desde que a rede tenha capacidade de transmissão para estes conteúdos.
Algumas outras previsões para 2019:
Apesar de todo este volume de tráfego nas redes móveis, cerca de 46% do tráfego gerado pelos dispositivos utilizou redes WiFi, sejam domésticas, corporativas ou públicas. Ou seja, os provedores de internet sentem os mesmos reflexos deste crescimento de tráfego e precisam estar preparados.
Por isso, o Sinosnet segue fazendo investimentos de melhorias de rede para permitir que seus clientes tenham a melhor experiência no uso de aplicações cada vez mais exigentes em termos de qualidade de rede.