Acesse seu e-mail

Blog Abril/2015

Google quer facilitar a vida dos usuários de Smartphone Por Henrique Pufal em 24/04/2015 17:15

O Google colocou em funcionamento um algoritmo para que sites já preparados para as telas menores dos Smartphones apareçam com prioridade nas buscas realizadas neste tipo de dispositivo.

Este plano já havia sido anunciado em Fevereiro e, de acordo com o blog do Google, “a partir de agora os usuários podem encontrar mais facilmente resultados relevantes e de alta qualidade, em que o texto pode ser visualizado sem a necessidade de zoom e com a possibilidade de leitura com a tela na vertical ou horizontal.” Estas modificações entraram em vigor para todas as linguagens e em todos os países que o Google opera.

O Google ressalta que os sites com conteúdos de alta qualidade continuarão sendo priorizados e que estas alterações serão aplicadas apenas nas buscas feitas em smartphones.

Foi disponibilizado uma ferramenta para verificar se o seu site está preparado para ser visualizado em dispositivos móveis. Vejam só qual foi o resultado do nosso site:

Pelo jeito, eles ficaram "impressionados" com o nosso site. :-)


YouTube Melhora a Qualidade Por Henrique Pufal em 14/04/2015 17:05

Conforme falamos no nosso último post, o tráfego de Internet está cada vez mais baseado em transmissões de vídeos, com tendência de continuar crescendo. Nos horários de pico, apenas Netflix e Youtube já correspondem a metade do tráfego da rede nos Estados Unidos.

Para garantir a melhor experiência de navegação para os usuários existem 2 alternativas: Ou ampliamos a capacidade das conexões de rede, ou comprimimos o que é trafegado.

No caso de vídeos, o algoritmo responsável pela compressão é o chamado Codec de Vídeo. Este algoritmo transforma o vídeo do seu tamanho original para um formato que pode ser visualizado em algum dispositivo, sem perder qualidade de forma significativa. O codec precisa ser compatível entre quem transmite e quem assiste o conteúdo. No caso de Internet, o codec está nos navegadores, players de mídia, aplicativos dos dispositivos móveis e Smart TV´s.

Vários codecs de vídeo são utilizados na Internet e o desafio de todos é justamente equilibrar a compressão com a qualidade percebida pelo usuário. Para se ter uma ideia, uma transmissão de vídeo sem nenhum tipo de compressão em 4k (o padrão mais alto atualmente) utilizaria 18.000 Mbps, o que tornaria a transmissão completamente inviável pela Internet.

Na última semana, o Youtube anunciou dados sobre a utilização do VP9, uma tecnologia de codecs de vídeo que tem se mostrado uma das eficientes do mercado. No ano de 2014, cerca de 25 bilhões de horas de vídeo do Youtube já foram assistidos com o VP9. E a maioria destas visualizações foi feita com uma qualidade melhor, sem necessariamente consumir mais banda, já que o VP9 utiliza cerca de metade da banda necessária em codecs anteriores, como o H.264.

No Brasil, graças ao VP9, cerca de 35% das visualização de vídeos em baixa qualidade (240p) puderam ter um “upgrade” para qualidades de 360p ou superior. Em outros países com redes de banda larga mais precárias, este crescimento foi ainda maior.

Uma das grandes vantagens do VP9 é que ele possui um padrão de código aberto e livre de royalties. Ou seja, ele pode ser utilizado em mais navegadores e smartphones do lado de quem assiste, e por outros gigantes de transmissão, como o Netflix. Atualmente, o VP9 já está embutido nos navegadores Chrome e Firefox, nos smartphones Android Samsung Galaxy S6 e em SmarTVs da Sony, LG e outras. A previsão é que em 2015, cerca de 20 novos dispositivos passem a adotar a tecnologia.

Nós aqui vamos torcer para a popularização deste algoritmo e de outros que nos ajudem a entregar uma experiência agradável de utilização de Internet para os nossos clientes.


Tendências do tráfego de Internet Por Henrique Pufal em 06/04/2015 15:14

Um estudo anual da Cisco, a gigante mundial de equipamentos de comunicações, revelou que o tráfego de dados nas redes móveis em 2014 foi 30 vezes maior do que o tráfego total da Internet no ano 2000, sendo que o tráfego gerado por smartphones cresceu 45% apenas no ano de 2014.

Entre as diversas causas deste crescimento estão os vídeos, que representaram 55% do tráfego de Internet móvel em 2014. No ano de 2012, o tráfego de vídeo já havia superado os 50% e a tendência é de crescimento nos próximos anos, chegando a 72% do tráfego no ano de 2019.

Obviamente que vídeos necessitam mais capacidade de banda do que outros conteúdos, mas é a popularização de aplicações de vídeo que impulsiona este crescimento. Youtube, Netflix, vídeos do Facebook, Vine, Instagram, os aplicativos de transmissão de conteúdos dos canais de TV por assinatura e, mais recentemente, Meerkat e Periscope. Todos são serviços que funcionam muito bem no smartphone, desde que a rede tenha capacidade de transmissão para estes conteúdos.

Algumas outras previsões para 2019:

  1. 69% da população mundial estará conectado a redes móveis.
  2. Smartphones representarão 75% do tráfego.
  3. As redes 4G representarão 26% das conexões e 68% do tráfego.
  4. O tráfego médio mensal por cada smartphone deve chegar a 4.0 GB.
  5. Os Tablets com conexão 3G/4G passarão dos atuais 18% para 31% do mercado.

Apesar de todo este volume de tráfego nas redes móveis, cerca de 46% do tráfego gerado pelos dispositivos utilizou redes WiFi, sejam domésticas, corporativas ou públicas. Ou seja, os provedores de internet sentem os mesmos reflexos deste crescimento de tráfego e precisam estar preparados.

Por isso, o Sinosnet segue fazendo investimentos de melhorias de rede para permitir que seus clientes tenham a melhor experiência no uso de aplicações cada vez mais exigentes em termos de qualidade de rede.


Tem alguma dúvida? Entre em contato

Enviar Mensagem